EnglishFrenchGermanItalianSpanish

Agenda de Eventos


« October 2017 »
Su Mo Tu We Th Fr Sa
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        

Observatório

O Observatório astronômico do CTZ está equipado com um telescópio moderno, totalmente automatizado, robótico e computadorizado. Sua operação é totalmente realizada através de comandos computadorizados. Possui algumas características próprias, desenvolvidas e projetadas especialmente para ele, o que o torna um sofisticado e único equipamento científico de pesquisa.

A estrutura de metal que serve de suporte para o telescópio propriamente dito e suas unidades, foi projetado e montado para permitir um correto e fiel posicionamento de toda unidade, garantindo a estabilidade e firmeza necessária para evitar oscilações estruturais, garantindo, dessa forma, uma precisa observação dos mais nítidos detalhes.

O Observatório Astronômico do CTZ – Centro Tecnológico Zigurats baseia-se no modelo Newtoniano, composto de espelhos primários e secundários. O equipamento foi aperfeiçoado com espelhos secundários móveis através de uma unidade robotizada acoplada ao mesmo, sendo que também é controlada por computador. Conta com duas câmeras de alta definição para visualização/registro de imagens, cada uma montada em um focalizador profissional da Crayford próprio, sendo cada um deles acionado por unidades robóticas projetadas especialmente para tal função,  permitindo sua total automatização focal via computador. As câmeras também foram despojadas para a finalizade, sendo todas as funções operacionais convertidas para uma lógica digital e automatizadas via computador. Para cada uma das câmeras, é usado um tipo diferente de ocular profissional da Plossl, dependendo da necessidade de observação.
A movimentação do conjunto do telescópio é efetuada através de uma unidade robótica equatorial, interfaceada a um computador, sendo possível movimentações complexas, além de seu controle manual que permite localizar astros, pode ser usado um software específico para tal, usado em automatização de observatórios astronômicos, com um banco de dados de posicionamento com 15 milhões de estrelas,  quase 100 mil estrelas duplas, 900 mil galáxias, 1400 nebulosas , 22 objetos do sistema solar entre planetas e luas, 1000 cometas e 275 mil asteróides do sistema solar entre outros objetos celestes. Após localizado um astro, a montagem robótica permite o acompanhamento automático do mesmo ao longo de sua trajetória no céu.

Os módulos de controle são o coração de todo o sistema existente no observatório. Esses módulos foram todos projetados e fabricados com tecnologia própria do CTZ.
A Interface Computador é o módulo que faz conexão através de uma interface com o computador. Este módulo foi projetado com uma lógica digital de 12 bits e efetua a decodificação das informações enviadas através do software desenvolvido pelos programadores do CTZ, convertendo-as em comandos enviados para os módulos de acionamento.  No total, são 8 módulos de acionamento, reponsáveis pelos comandos de todos os acessórios e equipamentos que compõe o sistema do telescópio. Cada módulo recebe o sinal da interface computador e decodifica o sinal em um sistema binário de 8 bits, gerando 8 saídas cada módulo, possibilitando, assim, comandar 8 funções cada módulo, totalizando 64 funções em todos os módulos, suficiente para automatizar completamente o observatório, sendo possível movimentar a cúpula, abrir a escotilha, realizar todas as movimentações do  telescópio, comadar as cãmeras, unidades robóticas de foco, entre outras funções somente com um click do mouse.